Quais os estilos de tatuagem mais procurados nos estúdios?
top of page

Quais os estilos de tatuagem mais procurados nos estúdios?

Atualizado: 20 de out. de 2023

Ao buscar um estúdio de tatuagem para se fazer uma arte no corpo, normalmente as pessoas tendem a pensar no local que irá ser tatuado do que no profissional que o executará. Para o cliente, este fator se faz importante, porém, escolher o artista que atenda às necessidades, revela um maior cuidado, já que existem várias técnicas que podem ser utilizadas no desenho. Vale lembrar que, mesmo durante o pior período da crise econômica no Brasil, entre 2016 e 2017, o mercado de tatuagens cresceu 24,1%, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O cliente pode optar, por exemplo, por uma arte colorida e mais elaborada, ou então, por um traço mais leve e minimalista que represente uma mensagem de forma suave. Justamente por isso, a escolha de um profissional especializado se faz importante, comparado a um artista que esteja em dia com as normas legais: que seja higiênico e confiável. Um segmento de estúdio que tem crescido nos últimos anos é a rotativa, em que vários tatuadores conseguem trabalhar. Mas quais os estilos de tatuagem mais procurados nos estúdios?

“Quando falamos em tatuagens pequenas, as chamadas ‘fineline’, normalmente não se precisa de um especialista para fazer, um bom tatuador pode fazer com perfeição. No caso de trabalhos mais elaborados ou estilos específicos, fica melhor quando direcionamos para um especialista”, explica Daniel Couto, proprietário do iTattooClub, que atende de forma rotativa desde 2017.


tatuagem delicada
Tatuagem fineline, estúdio rotativo iTattooclub no bairro Sumaré, São Paulo/SP

“Normalmente, os clientes pedem alguma sugestão através do Instagram ou WhatsApp, mostra imagens de referência, e logo direciono ao tatuador que melhor atende àquela expectativa”, fala Daniel. O empresário explica que os estilos mais procurados são os de realismo no preto e cinza, cobertura e “portrait”.


Tatuagem de realismo preto e cinza
Tatuagem realismo preto e cinza

Uma técnica bastante procurada é a aquarela. A tintura se assemelha a borrões delicados, feitos como guache. Esta técnica é mais utilizada para pintura de personagens, pássaros e flores, por exemplo.


Tatuagem em aquarela, feita no estúdio iTattooclub
Tatuagem em aquarela

Outra tendência é o “Blackwork”, que são desenhos feitos e preenchidos com tinta preta. Os maoris e os tribais são as artes mais procuradas para este estilo, mas a técnica pode ser utilizada para cobrir tatuagens, trabalhos com efeito 3D e até mesmo com pontilhismo – imagens construídas a partir de vários pontos segmentados. “Esse estilo pode ser utilizado de forma simples ou mais trabalhada, irá depende do que o cliente deseja fazer na pele. Mas é também, muito procurado nos estúdios”, afirma Daniel.

Old e New School são opções legais para quem prefere linhas mais grossas, semelhantes às artes de rua. Para quem gosta de formas, pode misturar o estilo geométrico com tons de cinza (Graywash). Há também, o fotorrealismo, cujo nome é autoexplicativo: o tatuador precisa ser um ótimo desenhista para reproduzir um rosto na pele de um cliente. “O que tenho notado, é que os desenhos no estilo geeks, aqueles que com personagens de histórias em quadrinhos ou de video games, têm uma maior procura ultimamente, devido à crescente produção de filmes e jogos que fazem relação a esse estilo”, finaliza Chapolim Martin, artista do interior de São Paulo que atende no estúdio iTattooClub.


14 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page